13072022
Att: 13.07.22 :: O Tomo (Armas, Escudos, Perícias); Ocupações (Ocultista, Mineiro); Sistema (Morrendo, Fonte de Poder).
- {O TOMO}:
•̶๖̶̶̶ۣۣۜۜ͜ζ͜͡Armas & Escudos
A novidade é o Metal Alquímico como substância para a confecção de Armas, Escudos e Armaduras Obras-Primas. Além disso, a ficha de Armas e Escudos foram corrigidos, entre elas estão: Argola (Dano); Manopla com Cravos (Crit); Urgosh de Verso Nain (Valor); Soco (Marg); Chute (Marg); Chifre (Marg); Cascos (Marg).
•̶๖̶̶̶ۣۣۜۜ͜ζ͜͡Perícias
Cada perícia possui níveis de 1º a 5º, cada nível libera uma manobra, podendo ser executada durante os turnos dos oponentes, porem apenas 1 por rod. Cada nível possuindo Funções (») com seu custo por½ Pd, expressos na ficha por um traço [ I ] e dois usos por um "x" [ X ].1 Pd. Perícias com dois custos, deverá ser decidido qual das opções adotar na hora que usar a perícia. Além d'isso, algumas perícias trazem custo adiciona de A/a para adicionar mais efeitos ao uso da perícia, de [1] a [3].
•̶๖̶̶̶ۣۣۜۜ͜ζ͜͡Ocupações
As mudanças no Ocultista e no Mineiro foram alterações pontuais e textuais, como o Familiar que passa a ser chamado de Estima e explicações sobre a Disputa de Poder. Já para o Mineiro segue a mudança no texto:- Determine os Valores, role o 1d6:
1~3: Bloco de Pedra;
4~5: Barra de Carvão;6: Role 1d6, 1: Cobre; 2: Ferro; 3: Prata; 4: Ouro; 5: Obsidiana; 6: Gema (role 1d8, 1: Rubi; 2: Safira; 3: Topázio; 4: Perola Branca; 5: Perola Negra; 6: jade; 7: Diamante; 8: Esmeralda)6: Role 1d12, 1~3: Cobre; 4~7: Ferro; 8~9: Prata; 10: Ouro; 11: Obsidiana; 12: Gema (role 1d8, 1: Rubi; 2: Safira; 3: Topázio; 4: Perola Branca; 5: Perola Negra; 6: jade; 7: Diamante; 8: Esmeralda).
- {Sistema}:
•̶๖̶̶̶ۣۣۜۜ͜ζ͜͡Manobra
Morrendo Para retirar a mortalidade precoce dos Jogadores, o MvP adotou por pontos de vidas e poder negativos, que variam do -1 a -10. Caso o Pj fique com -1 a -9 de Vida ou Poder ele estará morrendo, a cada rodada o Jogador deverá fazer um Teste Base de Fort vs. 9+NP, ou perderá 1 de Vida ou Poder. Caso o Pj atinja -10 de Vida ou Poder ele entrará em Estado de Passagem, ou seja, morrerá.
•̶๖̶̶̶ۣۣۜۜ͜ζ͜͡Fonte de Poder
É certo que conforme o polimento do sistema avança n'este preparo para o lançamento (ainda sem data), mais do que era é revisto para comparar ao que se tornou e o quão longe as mudanças colocaram o sistema n'isso. Chegando a uma métrica aceitável, porém ainda não se sabe se definitiva para o Poder. Uma coisa é certa, partindo d'outros jogos, O Tomo acabou se tornando um jogo de utilização de recursos (Perícias e Habilidades). Entretanto isso não é o quê se espera. O objetivo do jogo é sim presar pelo uso do conhecimento das Perícias e em combate de suas manobras e isso foi o quê fez com que seu custo passasse ao longo d'estes anos de (1) a (5) para (3) ou ½ conforme a métrica dos Poderes e por fim atingimos um custo de equilíbrio de (1).
Visando o uso das Habilidades conforme a função da Ocupação dentro d'um jogo de Low Magic e de efeitos dramáticos para a interpretação e storyteller. Preferiu-se que o custo se mantivessem como estão e que a Fonte de Poder que fosse alterada. Primeiro se teve a inversão dos dados conforme a Função entre a de Combatente, Especialista e Adepto. Presumindo-se que o Combatente possuíssem Habilidades menos dramáticas e mais usuais, enquanto o Especialista atingisse o meio termo com a sua pontualidade e por fim as mais dramáticas para o Adepto e sua instantânea e poucas utilizações. Visando esses objetivos a configuração da Fonte de Poder se tem por:Fé está relacionada intrinsecamente com a adoração, respeito, submissão sob as divindades.
Inspiração está ligada inteiramente a concentração, reflexão, análise, respeito, centelha, entusiasmo, estímulo, iluminação, impulso e inspiração estrita, porem reagindo conforme o estado fisiológico e mental.
Arquivos Modificados: O TOMO; MvP-Sistema; MvP-Ocultista; MvP-Paladino; MvP-Sacerdote.
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